Lente intraocular Fácica – LIO Fácica
Quais são as indicações da cirurgia?
A cirurgia de Implante de Lente Intraocular Fácica é indica para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia, pois seu desempenho é capaz de corrigir miopias de até 23 graus e hipermetropias de até 21 graus. Casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com as lentes intraoculares. Antes de indicar este tipo de cirurgia, o oftalmologista irá analisar as possibilidades, pois existem alguns critérios que devem ser respeitos para que a cirurgia ocorra bem. Conheça alguns:
- O paciente deve ter entre 21 e 50 anos.
- Ter o grau estabilizado há pelo menos 1 ano.
Quais são os procedimentos cirúrgicos?
Por meio de uma pequena incisão, a Lente Intraocular Fácica é implantada na parte anterior do olho, se apoiando antes ou depois da íris. Existem vários modelos de lentes disponíveis no mercado e, de acordo com os resultados dos exames pré-operatórios, o cirurgião definirá a lente mais adequada para correção do grau. A lente é imperceptível a olho nu e permanece imóvel dentro do olho o que assegura o melhor resultado visual para pacientes com altos graus.
A cirurgia causa dor?
A cirurgia é realizada sob instilação de anestesia local, por isso o procedimento é indolor.
Há algum risco?
A cirurgia LIO Fácica é rápida e eficiente, porém, pode causar halos e ofuscamento. Quando o paciente faz seus primeiros exames com o oftalmologista especialista, os resultados já permitem avaliar adequadamente os riscos da cirurgia.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
Na maioria dos casos, a cirurgia de Lente Intraocular Fácica dura em torno de 30 minutos para cada olho.
A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos durante 15 dias.
Destaque:
As técnicas das lentes fácicas vêm avançando rapidamente nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Altos graus e córneas finas não são mais empecilhos para quem quer se livrar dos óculos.