FAQ

Perguntas Frequentes

O que é um day hospital?

O conceito de “day hospital” ou hospital dia surgiu nos Estados Unidos, um país com altos gastos na saúde mas ao mesmo tempo sempre preocupado com redução de custos. Este conceito foi desenvolvido então, como uma alternativa para a redução dos crescentes gastos com internações, por meio da implantação de serviços de saúde voltados exclusivamente para cirurgias de pequeno e médio porte, e também visando o controle das infecções hospitalares.

Assim o hospital dia é uma tendência mundial voltada para realização de procedimentos cirúrgicos que demandem curta permanência do paciente, em teoria no máximo 12 horas, admitindo-se até 24 horas, após a realização da cirurgia, isto é, o paciente é internado, operado e em poucas horas retorna para sua casa.

Então, o day hospital é uma clínica ou um hospital?

O day hospital é sem dúvida um hospital de pequeno porte, destinado à internação de curta permanência, e deve estar de acordo com a legislação da ANVISA para estabelecimentos de saúde que proporcionam atendimento ao paciente cirúrgico, e deve oferecer sobretudo segurança para o paciente e a equipe médica, aliado a conforto e comodidade para tornar todo o procedimento o mínimo estressante para ambos.

Quais as vantagens para o paciente se tratar em um hospital dia?

Para o paciente, o hospital dia, por ser um hospital de pequeno porte, oferece um atendimento mais personalizado de toda a equipe médica e de enfermagem; um menor transtorno e espera durante o processo de admissão (internação), reduzindo a ansiedade em relação à cirurgia e ao hospital; redução significativo do risco de infecção hospitalar; e um retorno mais rápido às suas atividades normais. E não podemos esquecer também o menor custo em relação aos hospitais de grande porte.

Porque menor risco de infecção hospitalar?

A realização de cirurgias de pequeno e médio porte em um Hospital Dia viabiliza uma recuperação mais rápida do paciente, em virtude da sua liberação para a convalescência em seu ambiente familiar, reduzindo a possibilidade de aquisição de germes hospitalares ou até mesmo da transmissão destes, em se tratando de pacientes com internações prévias recentes em outros nosocômios.

Os estabelecimentos criados dentro deste conceito funcionam sem ambulatórios, sem pronto-socorro e sem laboratórios, e assim não há qualquer tipo de atendimento ao público em geral. Consequentemente, os pacientes que se submetem a cirurgias nestes estabelecimentos não têm contato qualquer com outros indivíduos possivelmente portadores de patologias infecto-contagiosas de âmbito hospitalar. Eles próprios também devem fazer seus exames pré-operatórios para garantir a ausência dessas patologias previamente à cirurgia.

Taxa de infecção baixa por si só resume a segurança para o paciente?

A segurança do paciente não está somente relacionada ao conceito da curta permanência e taxa de infecção baixa, mas a todo um aparato existente em um hospital dia bem equipado, que inclui desde equipamentos modernos de suporte avançado à vida até equipes médicas e de enfermagem treinadas para o atendimento do paciente cirúrgico.

Vale ressaltar que a segurança do paciente está principalmente relacionada com a correta indicação cirúrgica, o adequado preparo pré-operatório, e a excelência das técnicas cirúrgicas e anestesiológicas, fatores estes dependentes da equipe médica assistente e não do estabelecimento hospitalar.

Quais as vantagens para o cirurgião?

Por sua estrutura física de tamanho reduzido e pelo foco em cirurgias de pequeno e médio porte, o “day hospital” acaba sendo o local ideal para cirurgiões que desejam realizar diversas cirurgias num mesmo dia. Obviamente, esses estabelecimentos proporcionam uma agilidade maior quando comparados a hospitais gerais, além de um risco menor para seus pacientes como já dito anteriormente em relação às baixas taxas de infecção.

Quais os diferenciais do Hospital Barra day?

O Hospital Barra day sofreu um processo de estruturação por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, chefe de hotelaria e nutricionistas. Foram 8 meses de trabalho, antes da inauguração em Maio de 2012, para se criar um ambiente hospitalar que não se parecesse com um hospital, seguindo todas as exigências legais cabíveis é lógico. Nosso principal objetivo é: “aqui o paciente não vai se internar, vai se hospedar para realizar um tratamento médico”. Focado neste objetivo de minimizar os possíveis fatores estressantes de uma cirurgia, o Barra day oferece detalhes para o conforto e a segurança do paciente e da equipe médica.

Além disso, o Hospital Barra day está localizado em uma área nobre da Barra da Tijuca, cuja população vem crescendo exponencialmente, e dentro de um centro comercial voltado para a saúde, o Barra life Medical Center, que oferece segurança com monitorização patrimonial 24 horas por dia, garagem privativa e uma gama de profissionais das diversas áreas de saúde em um mesmo lugar.

Qual é a estrutura física do Barra day?

O Barra day possui um setor de internação com 12 apartamentos individuais, uma Unidade de Tratamento Intensivo para um eventual atendimento de urgência pós-operatória, um centro cirúrgico com 3 salas de cirurgia totalmente equipadas e com repouso pós-anestésico, recepção e sala de espera para familiares, uma farmácia central e duas satélites, e restaurante a la carte com cozinha contemporânea.

Os apartamentos foram equipados visando conforto e segurança do paciente. Assim cada um possui banheiro próprio, uma Smart TV LED de 40 polegadas com tv a cabo, acesso sem fio à internet gratuito, frigobar, cofre no armário, maca automatizada, equipamento de monitorização cardiovascular não-invasiva interligado a uma central no posto de enfermagem, poltrona para o acompanhante, e alguns quartos com um sofá para visitas.

Para conforto do acompanhante do paciente e dos visitantes, o restaurante Lipps Grill oferece um espaço agradável e aconchegante, e um cardápio diversificado capaz de agradar os clientes mais exigentes.

O que o Hospital Barra day oferece para o “conforto e bem-estar” do paciente?

Seguindo nosso lema de que o paciente não vem ao Barra day apenas para se internar, mas para se “hospedar” e realizar um tratamento médico, os setores de hotelaria e de nutrição tomaram algumas providências a este respeito: o paciente é recebido com roupa de cama de primeira qualidade; é presenteado com uma sandália confortável para poder se locomover no quarto com mais facilidade e segurança, evitando escorregões; e recebe um kit de higiene pessoal com uma linha de produtos especiais.

Antes do procedimento cirúrgico o paciente é entrevistado pela equipe nutricionista que apresenta um cardápio diferenciado criado por uma equipe de um médico, um chef de cozinha e três nutricionistas, para atender não só à necessidade nutricional de cada um, mas também ao paladar. Afastamos o antigo conceito de que comida de hospital é canja de galinha sem sal, e consideramos que uma boa alimentação que misture os nutrientes necessários com uma aparência e um gosto agradáveis ajuda na recuperação do paciente. Assim, no Barra day, a refeição do paciente é um tema tratado com muito carinho: oferecemos algumas opções em cada refeição, sempre saudáveis, dignas de restaurante classe “A!” E notamos que isso faz uma grande diferença na recuperação pós-operatória!

E quanto a segurança do paciente?

Apesar desta atenção especial ao conforto do paciente, o principal foco do Barra day é oferecer segurança para o procedimento cirúrgico que será realizado. Para isso possui uma equipe de médicos cirurgiões e enfermagem, 24 horas por dia, treinados para o atendimento e suporte avançado no caso de uma intercorrência clínica pós-operatória. Através do sistema de monitorização cardiovascular não-invasiva online, a equipe de plantão pode monitorar os sinais vitais em tempo real de todos os pacientes internados nos quartos, e antecipar um evento antes mesmo do paciente se queixar, como por exemplo uma crise hipertensiva!

E para a eventualidade de uma intercorrência no período pós-operatório, a unidade de tratamento intensivo (UTI) possui um leito que fica reservado, e é totalmente equipado para suporte avançado à vida com, inclusive, um respirador eletrônico. Este leito reservado é uma exigência da ANVISA e deve estar sempre desocupado para receber uma possível intercorrência clínica, como por exemplo no caso de um choque anafilático, situação incomum mas que muitas vezes é imprevisível, porque o paciente não tem o conhecimento prévio de alergia a determinada medicação ou a um material presente nos equipamentos que entram em contato com o paciente, como o látex das luvas de procedimento! E diante de um evento deste porte, havendo a necessidade de transferência para um centro de terapia intensiva (CTI), o médico assistente irá intermediar a remoção hospitalar.

Como é o Centro Cirúrgico do Barra day?

O centro cirúrgico do Barra day possui 3 salas de cirurgia todas equipadas com mesas cirúrgicas radiotransparentes automatizadas, manta térmica, equipamentos completos de anestesia de última geração com monitores completos, sistema de câmera em braço mecânico para a gravação dos procedimentos cirúrgicos, para uso das imagens somente pelo cirurgião assistente, feitas com autorização prévia do paciente que assina um termo de imagem, e até a possibilidade de transmissão online da cirurgia via internet com alta qualidade de imagem para a realização de uma teleconferência com médicos à longa distância, em qualquer lugar do mundo. Dentro das salas há também duas telas de LED de 40 polegadas, uma para a transmissão das imagens da câmera em tempo real, caso haja outros cirurgiões presentes na sala assistindo ao procedimento, e outra onde colocamos os dados do paciente na tela para o check-in de um protocolo conhecido como “cirurgia segura”, em que identificamos o paciente, o cirurgião, a cirurgia e outras informações pertinentes que reduzem o risco de intervenções equivocadas, como por exemplo a lateralidade, ou seja, o lado que vai ser operado!

O centro cirúrgico também está equipado com um intensificador de imagens, conhecido como arco em C, um moderno equipamento de raio-x que permite ao cirurgião fazer imagens durante a cirurgia com visualização naquele mesmo momento numa tela. Este recurso é muito utilizado em cirurgias ortopédicas para verificar a posição de um parafuso ou uma placa de titânio, pela cirurgia vascular para avaliar os vasos com auxilio da injeção de um contraste venoso, ou até mesmo pelo cirurgião abdominal numa cirurgia de vesícula! Há também um aparelho de raio-x portátil e um aparelho de gasometria arterial, mais um recurso de segurança para a equipe cirúrgica e o paciente.

Dentro do centro cirúrgico há uma RPA, que é um local de repouso pós-anestésico, onde o paciente permanece algum tempo em observação após o procedimento cirúrgico sob os cuidados da equipe de enfermagem e do seu anestesista, com o objetivo de assegurar que não haja mais efeito da anestesia antes de ser encaminhado ao quarto.

Temos ainda uma farmácia satélite dentro do centro cirúrgico com tudo que é preciso para se realizar desde uma anestesia tópica até uma geral, com medicações modernas e de uso frequente pelos anestesistas.

O hospital Barra day possui sua própria central de esterilização de material cirúrgico, equipada com uma autoclave de barreira recém comprada com menos de uma ano de uso, e capacidade para processamento e armazenamento do instrumental de várias equipes que venham operar no hospital no mesmo dia.

O que o Hospital Barra day oferece ao médico?

Não esquecendo do conforto do médico que vem tratar seu paciente, oferecemos uma sala de estar onde o cirurgião pode relaxar entre uma cirurgia e outra, com uma Smart TV de 40 polegadas com tv a cabo, internet sem fio gratuita em todo o centro cirúrgico, uma cafeteira automática e lanches personalizados. E ainda, sabendo que a vida dos cirurgiões é muito corrida, e acaba uma cirurgia e já tem que sair correndo para outro hospital ou para o seu consultório, oferecemos um almoço executivo para a equipe que acabou de operar ou ainda vai operar! Isto com um objetivo final: o bem estar do paciente, pois sabemos que uma equipe médica descansada é essencial para tudo dar certo durante uma cirurgia.

Pensando ainda na vida corrida do médico cirurgião, o Hospital Barra day oferece um serviço inédito: o Day Office! O Day Office é um consultório, com uma sala de exame, equipado com uma maca/cadeira automatizada, negatoscópio, balança digital, esfigmomanômetro (aparelho de pressão) e estetoscópio, ou seja o mínimo para um médico atender um paciente, seja no pré ou no pós-operatório. Assim, digamos que o cirurgião esteja operando no hospital, e precisa avaliar algum paciente que será operado no dia seguinte, ou o anestesista da equipe, ou até mesmo que um paciente em pós-operatório ligue para o cirurgião enquanto ele está operando no Barra day, necessitando ser examinado de urgência, e o cirurgião pode então atendê-lo entre uma cirurgia e outra sem precisar esperar o final do dia e correr para o seu consultório.