Otoplastia (Cirurgia da orelha)

A orelha em abano afeta em torno de 2 a 5% da população do mundo, índice considerado pequeno, mas que afeta a qualidade de vida de quem sofre com isso. A alteração é caracterizada por um problema na estrutura da cartilagem da orelha que, em vez de ser posicionada rente ao crânio, fica afastada.


Tem origem genética e torna-se mais aparente com o desenvolvimento da criança, especialmente em meninos, que usam o cabelo curto.

O objetivo da otoplastia (5ª cirurgia mais realizada no Brasil) é corrigir as alterações estéticas do formato da orelha, deixando-a com aparência natural e harmoniosa, sem os estigmas da orelha em abano ou até mesmo sem as marcas da cirurgia.


Até os 7 anos de idade, a orelha atinge um tamanho bem próximo ao de adulto, sendo recomendado este tipo de operação após essa idade. Também é muito comum realizar a otoplastia em adolescentes e adultos.

A otoplastia oferece resultados quase imediatos, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.
Publicado em Dicas | Deixar um comentário

Prótese de Silicone: Formatos e Perfis

O implante de prótese de silicone nos seios é um dos procedimentos mais comuns no universo da cirurgia plástica e, a cada ano, a procura por este tipo de cirurgia aumenta. Contudo, apesar de se tornar cada vez mais popular, muitas pacientes têm o mesmo questionamento: “Qual o tipo de prótese adequada?”

Para uma escolha assertiva deve ser levado em conta o desejo da paciente, suas medidas e a localização do implante (atrás do músculo ou atrás da glândula mamária). A partir daí define-se: o volume do implante, seu formato e perfil.  Por isso é importante escolher um cirurgião plástico qualificado e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Com sua experiência e conhecimento, o médico pode indicar  o modelo de prótese mais adequado para a paciente.

formatos

Os três formatos de prótese de silicone disponíveis são: o cônico, o redondo e o natural (em gota).

1) Formato redondo: Preenche a mama totalmente e possui diferentes tipos de perfis, podendo variar de acordo com seu fabricante. Os perfis definem a projeção dos seios no corpo a partir da base da prótese.

formatos

 

a) Perfil Baixo – Possuem base mais larga sendo indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo e menor para a frente.

b) Perfil Médio – Base um pouco larga e baixa, para preenchimento moderado do colo pouca projeção para a frente.

c) Perfil Alto – Possuem uma base menor e são mais altas. Usadas para projetar os seios para a frente sem tanta necessidade de preenchimento.

d) Perfil Superalto – Base ainda menor e de maior projeção, quando se deseja preencher bem o colo.

2) Formato cônico: A prótese de formato cônico é semelhante à redonda, diferenciando-se quanto a parte de projeção dos seios, mais fina e pontiaguda, no formato de cone. São mais indicados para mulheres magras e com pouco ou quase nenhum tecido mamário.

3) Formato Natural: É também conhecido como anatômico ou gota, apresentando um resultado mais natural e com menor volume no polo superior das mamas. Indicado para pacientes que têm as mamas com formas e contornos estéticos, possui uma projeção frontal menor em relação às próteses redondas e cônicas.

Publicado em Dicas | Deixar um comentário

Redução de Mama

Os seios grandes podem acarretar em diversos distúrbios físicos e psicológicos, que afetam não somente a saúde da paciente, mas principalmente sua auto estima.
O sucesso e a segurança de seu procedimento de redução de mama dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionada sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
As técnicas da redução variam dependendo do tamanho e forma das mamas, quantidade de tecido removido, e outros fatores como cicatriz ou necessidade de aleitamento futuro.
As pacientes geralmente ficam sempre muito satisfeitas com os resultados da perde de peso corporal, mais livres para praticar atividades físicas/cotidianas e com uma completa nova aparência, muito mais jovem.
Publicado em Dicas | Deixar um comentário

Dieta para pré e pós-operatório

dica_da_semana_1
Na hora que se decide em realizar uma cirurgia plástica, é fundamental atentar de forma intensiva todos os requisitos para uma alimentação equilibrada, que deixe o corpo e o organismo pronto para os métodos evasivos. Manter a dieta até o momento da cirurgia é muito importante e indispensável para conseguir um pós- operatório com baixo risco de complicações e ter uma recuperação satisfatória.

Deve se criar novos hábitos alimentares ao iniciar o pré-operatório. O consumo de alimentos pobres em gordura saturada, açúcar refinado e industrializados devem ser evitados ao máximo nessa fase.

Uma dieta que possua os alimentos certos se torna bem mais fácil. É necessário consumir alimentos que ajudam a amenizar o inchaço e que facilite a atividade intestinal, pois ficará certo tempo em repouso.

O mais importante de tudo é beber bastante água. Sucos naturais e consumir frutas. Pois são alimentos que ajudam a hidratar todo corpo e eliminar o líquido, diminui o inchaço causado pelo procedimento cirúrgico.

Os fast-foods, refrigerantes, biscoitos recheados, carnes gordas e frituras são itens que devem ser mantidos rigorosamente fora do plano alimentar nesses dias. Esses alimentos podem interferir na cicatrização e no sistema imunológico.


Os melhores alimentos que ajudam, tanto para o pré-cirúrgico quanto para o pós.

ü  Alimentos permitidos

Carnes magras e peixes

As proteínas ajudam na recuperação dos tecidos e na cicatrização, pois colaboram para a produção de colágeno. As proteínas devem ser consumidas de forma fracionada durante o pré e pós-operatório.

Gorduras permitidas

Alimentos com alto teor de ácido graxos, ômega 3, óleos vegetais também podem ser inseridos na dieta. Eles ajudam na cicatrização e evitam uma reação inflamatória do organismo.

Aves, peixes, feijão, lentilha, ervilha

Ricos em ferro, eles ajudarão a prevenir anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

 Vitamina C

Laranja, acerola, limão, vegetais verde-escuro, verduras devem ser ingeridos para aumentar a imunidade, a absorção de ferro e também para formar o colágeno no organismo.

 Pão integral, legumes, vegetais, frutas

Com doses potentes de fibras, auxilia na diminuição da constipação intestinal no pós-operatório. Além disso, são cicatrizantes e ajudam na circulação sanguínea.

Iogurte e leite

Sendo estes probióticos, equilibram a flora intestinal que é importante para eliminar os líquidos e toxinas.

Líquidos

Manter o corpo hidratado também ajuda a eliminar o inchaço. Consuma suco de frutas, água e água de coco que é considerado um isotônico natural e ajuda a manter a água e o sódio no organismo.

Seguindo estes itens, o seu organismo estará blindado e também irá ajudar na recuperação pós-cirúrgica.

Publicado em Dicas | Deixar um comentário

Aumenta procura de homens por cirurgia plástica

Matéria do site UOL destaca o aumento da iniciativa masculina em busca de cirurgia plástica e cita Silvio Santos,  Sylvester Stallone e John Travolta como alguns dos homens famosos  que já apostaram no auxílio de cirurgias

Via UOL

Via UOL

“Não são só as mulheres que caem na faca em busca de um retoque no corpo ou de um efeito rejuvenescedor. Os homens também. Silvio Santos, Sylvester Stallone e John Travolta são apenas alguns exemplos famosos de rapazes que foram atrás de uma cirurgia plástica. E, mesmo as mulheres ainda sendo a maioria nos consultórios, os homens estão cada vez mais interessados nos procedimentos.

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), aumentou em 30% o número de integrantes da ala masculina que buscaram uma intervenção estética apenas nos últimos cinco anos. Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), por sua vez, deu conta que 119 mil das 650 mil cirurgias feitas no ano passado tinham homens como pacientes.

O crescimento do público é reflexo da diminuição do tabu relacionada à vaidade masculina. “Cada vez mais eles se valorizam e investem em saúde, imagem e bem-estar”, diz o cirurgião plástico Francisco Alionis Neto.

E a pressão das companheiras ou companheiros não tem nada a ver com a busca por uma aparência melhor. É tudo uma questão de autoestima. De acordo com David Lerner, diretor da clínica Esbeltique, os procedimentos são motivados por algo que incomoda o próprio paciente e não por exigência dos outros.

Ainda assim, muitas vezes os procedimentos são mantidos em segredo para amigos e familiares. Ou mesmo que todos saibam, o assunto é evitado. “Tem homens que ainda carregam um certo preconceito e vergonha por quererem cuidar mais de si mesmos”, explica Cristiane Moraes Pertusi, psicóloga especialista em desenvolvimento humano.

Procedimentos
Perfil dos pacientes

Varia bastante. Problemas como bolsas nos olhos e papadas são reclamações de homens com mais de 45 anos e em plena atividade profissional ou que usam terno e gravata. “Eles contam que os colegas comentam que estão com cara de cansados ou de que beberam muito”, conta Bárbara Machado, chefe da equipe médica da clínica Ivo Pitanguy.

A retirada de gorduras laterais e abdominais é muito procurada por homens que se preocupam com o corpo e praticam atividades físicas. Já a ginecomastia é comum desde a adolescência e é muito importante para os mais retraídos socialmente, por se incomodarem com o volume na região do peito, e que querem voltar às atividades normais, como ir à praia.”

Fonte: UOL

Publicado em Dicas | Deixar um comentário